Reinaldo

Villeneuve chama atitude de alemão de 'estúpida' e lembra rixa entre Gilles e Pironi para criticar desobediência


A polêmica do último GP da Malásia, quando Sebastian Vettel ignorou as ordens da RBR e ultrapassou Mark Webber, causaram mal-estar na equipe austríaca e no circo da Fórmula 1. Para o campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, o caso trouxe outras lembranças, amargas: a morte do pai, Gilles, em 1982, semanas depois de um incidente semelhante, quando brigou com o companheiro Didier Pironi, por desobedecer ordens de equipe. O canadense não poupou críticas ao alemão:
- Seu comportamento foi estúpido. Tanta energia negativa não ajuda o time. Se ele precisar de ajudar de Mark, não terá certeza que vai receber. A equipe te dá um contrato, paga seu salário e você tem que fazer o que eles querem que você faça. Ignorar as ordens é simplesmente errado. O maior exemplo é meu pai e Pironi. Olhe só os problemas que causou – recordou, em entrevista à revista alemã "Autobild".
O episódio envolvendo Gilles Villeneuve e Didier Pironi é um dos mais emblemáticos casos de “desobediência” na Fórmula 1. Após uma boa temporada em 1981, o canadense era o piloto mais badalado da Ferrari em 1982. Nas voltas finais do GP de San Marino, quarta etapa do Mundial, a dupla rumava para uma dobradinha, com Villeneuve liderando com folga. O time de Maranello então pediu para que seus pilotos diminuíssem o ritmo para poupar os carros.
Pironi desobedeceu. Partiu para cima de Villeneuve e o ultrapassou na última volta, por fora. O canadense ficou irritadíssimo com a situação. O clima dentro da equipe azedou. Ele esperava uma reprimenda pública ao francês, mas a Ferrari não o atendeu. Magoado com o time, Gilles chegou a negociar uma ida para a Williams em 1983. Mas, ironicamente, Imola seria sua última corrida.
A próxima prova seria na Bélgica, no circuito de Zolder. Villeneuve e Pironi mal se falavam. A rivalidade era enorme. Então, no treino classificatório, o francês marcou o melhor tempo. Villeneuve, mordido, tentou uma última volta rápida. Eis que ele encontrou o March do alemão Jochen Mass em desaceleração em uma curva de alta. As rodas se tocaram e o carro de Gilles decolou. A série de capotagens partiu o cockpit ao meio e arremessou o corpo do canadense na cerca de proteção. Villeneuve teve a morte declarada horas mais tarde.

Fonte: Globoesporte.com

Comentários

Motorista

Motorista

Questão

Questão